Resenha: MAD MEN: Comunicados Do Front Publicitário – Jerry Della Femina

by - julho 17, 2017

Olá leitores do Explorador Literario,
Hoje trago a vocês este livro que inspirou o seriado de maior sucesso da TV americana Mad Men, ele relata contexto do início da publicidade americana e uma visão do sonho americano.
Mad Men: Comunicados do Front Publicitário

“Vocês não sabem da missa a metade.Tudo era muito pior que aquilo que você estão vendo nos seriados”


Jerry Della Femina trás nessa narração em primeira pessoa, de maneira bem humorada e leve é relatado as lembranças sobre o meio publicitário na década dos anos de 1920 nos Estados Unidos. A forma que a publicidade é mostrada na trama mostra o grande sonho americano e como o país se tornou um ícone cultural.


No livro percebemos homens inteligentes e bem articulados, que muitas vezes foram considerados, loucos, drogados ou até mesmo vagabundos. Na série da televisão os mesmo eram passados de maneira glamourosas um bando de fumantes.


“A boa propaganda nasce de um bom tema. Ou melhor dizendo, a boa propaganda é mais fácil de ser produzida quando você tem um bom tema”



Della Femina, consegue trazer uma realidade ainda vivida em muitas agências de publicidade, apesar de ser um relatos de praticamente 100 anos atrás, o livro parece muito atual. Com um pouco de ironia, é relatado os acontecimentos, fofocas e a mudança dos funcionários e empresas “pulando de galho em galho”.



“O que os caras das contas têm de fazer hoje em dia para sobreviver é dançar. Dançar significa ser ágil, com um movimento de pés muito, muito bom, de modo que eles não são atingidos  com facilidade”



Além disso, o livro trás momentos histórico do mundo dos negócios,  e como a publicidade ajudou na  economia do país, essa conquista do cliente e de novas pastas fizeram a publicidade se tornar fundamental para as empresas.

Essa obra é para todo o tipo de pessoa, tanto os do meio publicitário, quanto para quem gosta de uma boa história. O livro me chamou atenção por eu fazer parte da área de marketing e dos negócios. E a leitura fez eu ter uma visão diferenciada sobre o mercado.



Sinopse do Autor:


Em 1970, Jerry Della Femina escreveu esta história cheia de fofocas, contada do ponto de vista de alguém do meio publicitário, revelando o modus operandi da Madson Avenue durante a idade de ouro da propaganda. Causou furor, tornou-se Best Sellers e transformou-se em um clássico irreverente, um livro de memórias divertido e Cult. Anos depois, inspirou o seriado Mad Men, que ganhou muitos prêmios e uma legião de fãs.

Jerry Della Femina conta o que viu ao longo de quase 60 anos trabalho como publicitário. Nascido e criado no Brooklyn, foi um adolescente de pouco instrução e entrou no ramo em 1952, aos 16 anos, como office boy de uma agência de propaganda tradicional chamada Ruthrauff & Ryan, em uma época que as agências eram divididas por etnias e bastante sectárias. Ele narra como saiu do zero e batalhou por seu primeiro emprego como redator publicitário e como cresceu e se consagrou na profissão.

Os “mad men” deste livro não tem nada de loucos. São homens inteligentes e bem articulado que representam o sonho americano. O autor evoca um era há muito esquecida, uma era de autoconfiança e otimismo dos Estados Unidos, e ajuda a explicar por que o país se tornou um ícone cultural. Com um texto leve, Jerry Della Femina distrai e diverte, enquanto mostra as mudanças no mercado de trabalho e nos EUA em uma das décadas mais iconoclastas desde os anos 1920

You May Also Like

0 comentários