Resenha: Extraordinário, de R. J. Palácio.
Olá leitores do Explorador Literário,
Hoje eu trago a resenha do livro “Extraordinário, de R. J. Palácio”, obra lançada em 2013 aqui no Brasil pela editora Intrínseca e com adaptação ao cinema lançado aqui no Brasil em 2017. E agora eu venho aqui falar sobre o livro, se eu pudesse descrever em apenas uma palavras seria “GRANDEZA”, pois essa obra me trouxe a grandeza dos sentimentos, grandeza da aceitação e grandeza da superação.
— “A grandeza, não está em ser forte, mas no uso correto da força... Grande é aquele cuja força conquista mais corações...” escreveu Beecher.
![]() |
| R. J. Palacio |
August Pullman não é um garoto comum, quer dizer ele possui hábitos comum, mas nasceu com uma anomalia genética que causou deformidade em seu rosto, síndrome responsável por diversas cirurgias que precisou enfrentar ao longo de boa parte da sua infância.
Devido a suas sequência de cirurgias, fez com que até os 10 anos de idade ele nunca tivesse frequentado uma escola de verdade, tendo aula apenas com sua mãe. Seus pais viram a necessidade de colocar ele na escola, e aproveitam o início do fundamental II para fazer, com as condições de Auggie poder desistir quando quiser.
O enredo dessa obra acontece em volta do primeiro ano de August na escola, onde ele terá que enfrentar muitos desafios, pois ele já se acostumou com os olhares de choque que as pessoas automaticamente tem quando olham para o seu rosto. Mas ele com sua incrível maturidade, é capaz de fazer um manifesto de coragem, bondade, amizade e caráter.
Esse livro representa a grandeza de August um personagem cativante, empático, e que sempre perdoa aquele que tenta lhe ofender,e nos mostrando sua visão do inspiradora do mundo. Palacio nos faz refletir e absorver os ensinamentos que podemos tirar dessa história que vamos levar para o resto da vida, e sua linguagem simples, faz qualquer pessoa se apaixonar. Eu acredito que todas pessoas deveria ler essa obra maravilhosa de tal grandeza.
—“A grandeza não está em ser forte, mas no uso correto da força.”
Descrição do Autor:
August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.
R. J. Palacio criou uma história edificante, repleta de amor e esperança, em que um grupo de pessoas luta para espalhar compaixão, aceitação e gentileza. Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade. Um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo o tipo de leitor.



1 comentários
Oie!
ResponderExcluirPreciso ler esse livro, gente! Todo mundo só fala maravilhas dele!
E você tem uma caneca do Darth Vader, aaaaaahhhhh!!!!
Amei!!!!
Beijoooo