Resenha: Simon vs. a agenda Homo Sapiens - Becky Albertalli
Olá leitores do Explorador Literário
Hoje trago a vocês Simon vs Agenda Homo Sapiens, este livro que ainda não tenho, mas que não resisti a quantidade de recomendações e acabei lendo pelo celular usando o incrível App Saraiva Lev, esta obra estreia de Becky Albertalli que muito conceituada entre leitores e críticos, obra na qual uma grande produtora adquiriu os direito para adaptação ao cinemas.
![]() |
| Becky Albertalli |
Essa narrativa traz a historia sobre os dilemas da adolescência, amizade, primeiro amor e todos aqueles medos do amadurecimento, e além do mais sobre a dificuldade de enfrentar a sociedade quando você sabe que é gay e tem que decidir entre ficar ou não dentro do armário.
"É uma caixa gigantesca cheia de constrangimento, e não vou fingir que anseio por esse dia. Mas provavelmente não seria o fim do mundo. Não para mim."
O livro conta historia de Simon um garoto de 16 anos, que se apaixona por um garoto no qual ele troca e-mails, porém eles nunca se viram e muito menos sabe a identidade do mesmo, tudo que ele sabe sobre sua paixão é que estudam no mesmo colégio. As coisas começam ficar complicadas, quando Simon esquece sua conta abeto no computador da escola e um colega de classe descobre, e usa o fato descoberto para chantageá-lo, isso faz Simon decidir entre aceitar a chantagem ou se assumir ao mundo, mas se assumir poderia correr o risco de perder seu “Blue”.
A historia de se desenrola através do drama de Simon, de pensar em tentar descobrir quem é seu amado Blue, e de como será a reação de seus amigos e familiares ao descobrir que ele é gay, sair ou não do armário?
"Mas estou cansado de sair do armário. Tudo que eu faço é sair do armário. Tento não mudar, mas estou sempre vivendo essas pequenas mudanças."
De maneira envolvente a autora consegue nos amarrar a romance, e viver esse drama um pouco cômico, mas que nos faz apaixonar e torcer pelo final feliz. Becky trás a nostalgia que nos envolve, faz o leitor se identificar com algum personagem, até mesmo identificar seus amigos do ensino médio nessa historia, de alguma maneira todos estamos representado nesse livro. E se engana que acredita que consegue desvendar a historia apenas pela premissa, ou compara-lo com algum outro livro, é muito mais que um romance LGBT, é sobre aceitação e amizade, é sobre a vida.
Descrição do Autor:
Simon tem dezesseis anos e é gay, mas ninguém sabe. Sair ou não do armário é um drama que ele prefere deixar para depois. Tudo muda quando Martin, o bobão da escola, descobre uma troca de e-mails entre Simon e um garoto misterioso que se identifica como Blue e que a cada dia faz o coração de Simon bater mais forte.
Martin começa a chantageá-lo, e, se Simon não ceder, seu segredo cairá na boca de todos. Pior: sua relação com Blue poderá chegar ao fim, antes mesmo de começar.
Agora, o adolescente avesso a mudanças precisará encontrar uma forma de sair de sua zona de conforto e dar uma chance à felicidade ao lado do menino mais confuso e encantador que ele já conheceu.
Uma história que trata com naturalidade e bom humor de questões delicadas, explorando a difícil tarefa que é amadurecer e as mudanças e os dilemas pelos quais todos nós, adolescentes ou não, precisamos enfrentar para nos encontrarmos.



0 comentários