Resenha: Imperfeito - Robson Gabriel
Olá leitores,
Hoje lhe trago, essa história incrível escrita pelo autor Robson Gabriel, que fala sobre nossa própria aceitação, amadurecimento e crescimento. E sobre nós permitir a sermos verdadeiros com nós mesmo e com os outros.
![]() |
É Preciso Coragem para se LibertarCrescendo # 1 |
Imperfeito se trata de uma narrativa em primeira pessoa, onde Robson Gabriel nos traz uma história sobre descobertas, sexualidade, auto aceitação e turbilhão de emoções, sobre o amadurecimento e sobre a vida.
O livro retrata a história Daniel jovem inteligente, popular, jogador do time de futebol do colégio, que acabara de terminar o ensino médio e irá começar a vida acadêmica no curso de Jornalismo devido a sua paixão pela literatura. Durante o ensino médio, Daniel passou por algumas situações que fizera perceber que era diferente dos outros garotos, mas ele achava que era apenas uma fase ou alguma confusão interna, não aceitava esse desejos que atormentava. Porém em uma festa que ele dá em sua casa para encerrar um ciclo junto com seus amigos, um episódio com Andy, Line e Bia , algo dentro dele explode e ele começa uma luta interna que só existe uma saída.
Dizem que para sabermos do que gostamos de verdade, precisamos experimentar de um pouco, mas ei me recusei a acreditar nisso - tinha medo de acreditar, para falar a verdade. E se eu tivesse gostado? Estaria perdido pro resto dessa minha vidinha medíocre."
Após a festa até o início das aulas ele conhece Bernardo que identifica sem ao menos conhecer que ele vive em uma briga interna. Daniel se sente constrangido com o episódio e acaba descontando nos amigos os seus meios e anseios devido aos seus preconceitos de quem ele é. Com início das aulas ele não se aceita, e começa a machucar terceiros por ser imaturo e egoísta, e acredita que conseguirá viver uma vida com mentiras. Porém, a vida é uma caixa de surpresas, e ele vê que o destino prepara uma boa lição para ele, Bernardo o garoto que conheceu é seu veterano na faculdade, isso mexe com Daniel, que irá ter que aprender pelo amor ou pela dor, mas isso só depende dele e de mais ninguém.
Durante a trama, vivemos todos os sentimentos do protagonista, o mesmo não sabe lidar com todas as questões dentro de si mesmo, além disso Daniel se mostra uma pessoa sem personalidade devido que o mesmo liga muito pra opinião alheia, ele não sabe posicionar sua opinião, mesmo sabendo que é diferente vive de conceitos e medos imposto pela sociedade, muito momento nosso protagonista se mostra uma pessoa egoísta, violenta e que acredita resolver tudo com violência. .
Às vezes, tudo que precisamos é rir das coisas que acontece conosco para perceber que nem tudo está perdido, que ainda há esperança."
Robson traz este livro para pensar sobre como é difícil o crescimento, se não formos se desconstruindo sobre todos preceitos que temos no nosso interior e que temos que lutar para sermos nós mesmo, e buscar a felicidade. O autor conseguiu tirar de mim com a leitura um misto de sentimentos, pois em alguns momentos entendia Daniel e torcia para que ele se aceitasse, porém em outros momento eu tinha raiva dele, achava ele um babaca, achava as atitudes mesquinhas e que me envergonha, porém as suas últimas atitudes me enche de orgulho. Recomendo esse livro, pois ele nos coloca a refletir sobre a vida, e sobre o preço que temos que pagar para ser feliz.
Sinopse do autor: Daniel sempre soube que era diferente dos outros garotos, mas é somente na festa de despedida do Ensino Médio que ele aceita sua homossexualidade. Agora, prestes a entrar na faculdade, ele terá de lidar com seu verdadeiro eu.
O início das aulas traz mudanças inevitáveis e o jovem logo se vê dividido entre dois caminhos. Um lhe garante a possibilidade de ser feliz, o outro o obriga a manter uma parte de si oculta de todos ao seu redor.Dan está cheio de dúvidas e angústias difíceis demais para um garoto de apenas 18 anos enfrentar.Para sair desse cenário triste, ele vai precisar tomar a mais simples e mais marcante decisão de sua vida. Imperfeito é um romance pungente e, ao mesmo tempo, sensível.A trama criada por Robson Gabriel é pontuada por dor, prazer e descobertas, e certamente vai emocionar os leitores.



4 comentários
Olá! Olha quem está por aqui? Sim, a própria ml_cecy, hahahah. Conhecendo oficialmente seu espaço,adorei.
ResponderExcluirBeijoooo
Seja bem vinda ao esta outra extensão do meu espaço literário!E compareça mais vezes e espero que goste das minhas publicações.
ExcluirEu amo livros com esse tema. Já sei que vou gostar desse livro! resenha impecável.
ResponderExcluirObrigado Fábio, Eu também amo livros com esse tema, da para ver pelo meu blog.
ResponderExcluir