Resenha: Surpreendente! - Maurício Gomyde
Queridos amigos,
O cinema e amigos que pode mudar a sua vida, e trago este livro incrível dos nosso ilustre escritor brasileiro Mauricio Gomyde.
Surpreendente! pode ser clichê, mas este livro foi realmente se resume a isso.
Bem, este é o primeiro livro que leio do autor nacional Maurício Gomyde, meu relacionamento com esse livro, começou quando ganhei do meu melhor amigo, e decidi trazê-lo para uma viagem para casa dos meus pais.
Tudo para você começa no ‘provavelmente’ e termina onde? Nas certezas da vida”
Narrado em primeira pessoa, intercalando trechos com momentos do passado e eventos do presente, assim a história de Pedro é apresentada, por meio de capítulos curtos com uma leitura fácil e muito gostosa.
O enredo da história, é bem detalhado e faz adentrarmos no mundo do protagonista. Pedro um jovem de 25 anos, recém formado em cinema, classe média alta da capital paulistana, foi diagnosticado com uma doença degenerativa que levaria ele a ficar cego desde criança, porém contrariava a medicina sendo um “milagre”. Ele trabalha como gerente em uma locadora no subúrbio, contrariando a vontade de seus pais, o que faz ele demonstra ser bem maduro, assim tentando retribuir as pessoas mais carentes uma mudança de vida através do cinema. Além de ele comandar o último cineclube da cidade de São Paulo, onde ele ainda tenta manter vivo, porém não com muito sucesso.
" - A gente precisa correr certos riscos na vida. E lembre-se de que ela é feita de um monte de momentos esquecíveis, alternados por pouquíssimos inesquecíveis."
Tudo muda na vida de Pedro quando, um diagnóstico médico tira ele da exceção, e pior com prazo de validade, com o medo de ficar cego e da pena dos amigos, ele guarda esse segredo. Porém, os chama para uma viagem para casa de sua avó em Pirenópolis, sedento por uma aventura ele seus amigos em uma viagem para o interior de Goiás, onde eles gravaram um filme sem sentido e sem roteiro.
![]() |
“Compreender o mundo é a tarefa complicada para qualquer pessoa, enxergue ela ou não. Então você não está melhor nem pior do que ninguém. E lembre-se: muita gente vê tudo, mas não enxerga nada.”
Gomyde faz você entrar profundamente no universo de Pedro e seus amigos, que entramos como um quinto personagem - observador da história, vivendo todas emoções e aprendizado que o protagonista nos passa por sua viagem pelo interior do Brasil, em busca do prêmio do Cacau de Ouro e a verdade sobre ele mesmo.
Surpreendente, é uma história que Gomyde trás você pensar nas oportunidades que a vida nos dá e não aproveitamos, é sobre a importância da amizade em nossa vida, sobre o amadurecimento. O autor consegue expor todos esses sentimentos de maneira emocionante e ao mesmo tempo leve, e consegue nos surpreender literalmente.
A perspectiva idealista de Pedro, porém, sofre sérios abalos. Atormentado por um segredo, ele parte com os amigos Fit, Mayla e Cristal numa longa viagem até Pirenópolis, em Goiás, a bordo de um Opala envenenado. Com câmeras nas mãos e espírito de aventura, a equipe técnica improvisada está disposta a usar toda a sua criatividade na filmagem feita na estrada ao sabor de encontros inesperados e de sentimentos imprevisíveis. E o jovem cineasta descobre que, quando o destino foge do script, nada supera o apoio de grandes amigos






0 comentários